Proceder à Formação, capacitação e qualificação de grupos minoritários é o foco da Humanwinety, o novo projeto liderado pelo enólogo Bento Amaral e pelo consultor internacional de vinhos Cláudio Martins.

A Humanwinety pretende promover a inclusão de indivíduos com deficiências físicas ou intelectuais, além de outras minorias, no negócio do vinho e do turismo, contribuindo para ajudar a colmatar a falta de trabalhadores nesta indústria.

A plataforma de formação para os seus cursos, também dirigida a grupos portadores de deficiência física e/ou intelectual, deverá arrancar já no próxima Primavera e promete ser um sucesso.

Além da sua dedicação aos vinhos, Bento Amaral praticou vela até os 25 anos, tendo adquirido uma tetraplegia causada por um acidente no mar. A partir daí, o Bento iniciou a sua carreira na vela adaptada, tendo sido campeão mundial em 2005 e representante de Portugal nos Jogos Paralímpicos de 2008. Trabalhou vários anos no Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), onde chegou ao cargo de diretor dos Serviços Técnicos e de Certificação.

Com o objetivo de se focar no seu novo projeto, Bento Amaral decidiu deixar o IVDP. “[A Humanwinety] dá-lhe sentido à vida”, refere. “O que eu quero é apaixonar as pessoas pelo mundo do vinho.”

Outro membro do projeto, Cláudio Martins, é consultor no mercado de fine wine. Em declarações à comunicação social, referiu “com coração aberto, sorriso nos lábios e copo na mão” é uma “alegria enorme”. “Fazer isso com o Bento e trazer esse projeto para o mundo do vinho é, sem dúvida, uma das melhores coisas que já me aconteceu”, acrescenta o consultor internacional de vinhos.

Também a bordo deste projeto estão Micaela Martins Ferreira, especialista em comunicação estratégica, marketing e e-commerce e responsável pela parte financeira, bem como Tiago Coelho, gestor e produtor de conteúdos de entretenimento, com larga experiência profissional nas empresas Red Bull, Nike e Universal Studios.

As sessões de formação online ​que deverão arrancar em breve vão abranger assuntos como enologia, enoturismo, prova e aconselhamento de vinhos, investimento em vinhos, vinhas e propriedades, bem como conteúdos relacionados com marketing e comunicação. Cláudio Martins salienta que os interessados “poderão vir como tela branca em termos de conhecimento”: “Ter-nos-ão para os apoiar e para lhes dar o conhecimento suficiente.”

Além da formação com os mentores, o projeto vai proporcionar uma “posterior formação em ambiente profissional com parceiros”, através de estágios profissionais. 

Bento Amaral referiu que a Humanwinety “é uma mais-valia para as empresas”. “A mensagem que a empresa passa é a de ter consciência do que é o mundo real. Isso ajuda a melhorar, a comunicar e a posicionar a imagem e a marca”, refere. Com foco nas companhias parceiras, o projeto tenciona fornecer guias que abordam como receber, “acolher e tirar o maior partido” das capacidades dos profissionais.

A Humanwinety conta com a parceria da Fundação Gerard Basset, que financia programas educativos na área dos vinhos, bebidas espirituosas e a indústria de hospitalidade.

Mais informações sobre a Humanwinety em http://www.humanwinety.com/

Alberto Fernandes, Marketing e Relações Públicas

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